Testando Filtros RF

Se você também esta procurando por uma maneira simples e barata para poder calibrar seus filtros home-made, você esta no lugar certo. A muito tempo venho pesquisando maneiras de poder calibrar e acertar meus filtros de uma maneira que eu não precise comprar um analisador de espectro, que custa na faixa de 10 a 15 mil reais (os mais simples).
analisador_espectro

Para fazer isso, também não sai de graça: é preciso comprar um gerador de ruido branco e um dongle compatível com a biblioteca rtl-sdr. No Brasil, não encontrei em lugar algum para comprar o gerador de ruido branco, apenas no ebay, onde comprei o modelo BG7TBL por $19,00. Além do gerador de ruido branco, você precisa baixar a biblioteca libsdr, que contem o programa “rtl_power” e o programa “rtl-sdr panorama”, que nada mais é do que uma interface gráfica para o “rtl_power”. Você pode baixar os dois programas já prontos para usar clicando aqui. Não vou entrar em detalhes sobre como instalar e utilizar um dongle RTL-SDR. Se você ainda não sabe como fazer isso, de uma pesquisada no google e principalmente no site www.rtl-sdr.com.

Uma vez que o dongle esteja instalado e funcionando corretamente, você deverá abrir o rtl-sdr panorama, setar a frequência (mínima e máxima), a resolução (1M) e marcar a caixa “Auto DB”. Conecte a saída do gerador de ruido branco à entrada do seu filtro e a saída do filtro à entrada do seu dongle RTL. Ligue o gerador de ruido a uma fonte 12v e aperte o botão “START”. Aguarde alguns segundos e você terá o gráfico de resposta do seu filtro na faixa de frequência especificada no programa.

spectrum_50000000-800000000_171057_15082015

O gerador de ruido branco é um sistema que gera um sinal constante em basicamente todas as frequências. Quando aplicado um filtro nesse sinal, temos como resultado uma atenuação onde o filtro efetivamente faz seu trabalho. A imagem abaixo é o resultado do filtro que construí (o projeto não é meu) para o meu receptor ADS-B e o filtro em sí:

spectrum_50000000-1700000000_213301_14082015 IMG_20150729_081738584

 

Se o seu filtro possui algum tipo de ajuste, você pode deixar o software rodando enquanto você faz os ajustes necessários para calibrar o seu filtro.

Um detalhe importante é que o gerador de ruido branco esquenta MUITO, então tome muito cuidado ao encostar na placa do gerador após seu uso.

Abaixo alguns dos gráficos que gerei a partir de um filtro caseiro que montei e fui alterando as configurações:

 

 

3 Responses to Testando Filtros RF

  1. Mario Sergio De Marchi disse:

    Olá colega.
    Preciso de um filtro para ads-b. Já tenho um setup funcionando mas quando levo para perto do aeroporto (GRU) ele pega os aviões no ar mas pega muito pouco de quando eles estão no chão. Pelo que lí, parece que é devido ao reflexo das transmissões das aeronaves no solo. Pode ser isso mesmo? Um filtro desse melhoraria minha recepção? Quem fabrica? Preciso adquirir um. Grato pela ajuda.

    • jmaurin disse:

      Olá. Vários fatores podem influenciar nesta deficiência de recepção em solo. Em todos os casos, o filtro sempre ajuda. Melhor ainda se colocar um amplificador (LNA) junto ao filtro.

  2. Mario Sergio De Marchi disse:

    Ah, meu setup é um rtl-sdr USB espetado num Raspberry Pi rodando Rsapbian e Dump1090.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *