Testando Filtros RF

Se você também esta procurando por uma maneira simples e barata para poder calibrar seus filtros home-made, você esta no lugar certo. A muito tempo venho pesquisando maneiras de poder calibrar e acertar meus filtros de uma maneira que eu não precise comprar um analisador de espectro, que custa na faixa de 10 a 15 mil reais (os mais simples).
analisador_espectro

Para fazer isso, também não sai de graça: é preciso comprar um gerador de ruido branco e um dongle compatível com a biblioteca rtl-sdr. No Brasil, não encontrei em lugar algum para comprar o gerador de ruido branco, apenas no ebay, onde comprei o modelo BG7TBL por $19,00. Além do gerador de ruido branco, você precisa baixar a biblioteca libsdr, que contem o programa “rtl_power” e o programa “rtl-sdr panorama”, que nada mais é do que uma interface gráfica para o “rtl_power”. Você pode baixar os dois programas já prontos para usar clicando aqui. Não vou entrar em detalhes sobre como instalar e utilizar um dongle RTL-SDR. Se você ainda não sabe como fazer isso, de uma pesquisada no google e principalmente no site www.rtl-sdr.com.

Uma vez que o dongle esteja instalado e funcionando corretamente, você deverá abrir o rtl-sdr panorama, setar a frequência (mínima e máxima), a resolução (1M) e marcar a caixa “Auto DB”. Conecte a saída do gerador de ruido branco à entrada do seu filtro e a saída do filtro à entrada do seu dongle RTL. Ligue o gerador de ruido a uma fonte 12v e aperte o botão “START”. Aguarde alguns segundos e você terá o gráfico de resposta do seu filtro na faixa de frequência especificada no programa.

spectrum_50000000-800000000_171057_15082015

O gerador de ruido branco é um sistema que gera um sinal constante em basicamente todas as frequências. Quando aplicado um filtro nesse sinal, temos como resultado uma atenuação onde o filtro efetivamente faz seu trabalho. A imagem abaixo é o resultado do filtro que construí (o projeto não é meu) para o meu receptor ADS-B e o filtro em sí:

spectrum_50000000-1700000000_213301_14082015 IMG_20150729_081738584

 

Se o seu filtro possui algum tipo de ajuste, você pode deixar o software rodando enquanto você faz os ajustes necessários para calibrar o seu filtro.

Um detalhe importante é que o gerador de ruido branco esquenta MUITO, então tome muito cuidado ao encostar na placa do gerador após seu uso.

Abaixo alguns dos gráficos que gerei a partir de um filtro caseiro que montei e fui alterando as configurações:

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *