Sistemas de Fumaça

Após pesquisar métodos para se produzir fumaça no meu aeromodelo, resolvi colocar a mão na massa! Em primeiro lugar, comecei a construir um pré-aquecedor de fluido para o sistema.

Para construir esta etapa, comprei um pedaço de cano de cobre (encontrado fácilmente em casas de refrigeração) para poder enrolar no escapamento, montando assim uma serpentina. A montagem foi simples, fiz um pequeno furo logo no inicio do escapamento (bem próximo ao motor) e enrolei até o final (antes de chegar na mufla). Feito isto, cortei o tubo de cobre deixando uma sobra e soldei as ultimas voltas nas duas pontas para que o cano nao desenrole.


Também adicionei um pouco de pasta térmica antes de enrolar o cano, isso ajuda na dissipação do calor do escapamento para a serpetina. Para ajudar a segurar um pouco o calor na serpetina, vou cobrir esta estrutura com um pedaço de papel de alúminio. Isso irá ajudar a manter a temperatura na serpetina mesmo com a hélice ventilando o sistema. Esta dica eu peguei de um fórum gringo e parece funcionar muito bem 🙂

Não vai ficar o sistema mais bonito, porém deve funcionar. Agora preciso bolar um jeito de bombear o óleo para a serpentina (nao pretendo comprar uma bomba comercial), já que uso um motor 4T com pressurização do tanque; Infelizmente nao poderei colocar um ‘T’ e dividir a pressao entre os dois tanques. Port que? Simples: o sistema de pressão dos motores YS nao emitem apenas ar, mas sim uma pequena quantidade de combustivel também :(. Além disso, quando terminar o óleo do segundo tanque o sistema irá deixar de pressurizar o tanque de combustivel, já que a pressao tende a ir para o tanque que possui menor pressão (o vazio).

Bom, por enquanto é isso ai. Assim que der andamento no projeto irei postar mais fotos e dicas sobre montagem e dificuldades que tive.

Aproveitando: vou postar também algumas fotos do meu YS 120 que esta com problemas (nao fica em alta rotação). Estou trocando todas as juntas.

img1 img1
img3 img4
img5 gdf
gttr dfd
er eer

Quer ver mais fotos? Clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *