Relógio NIXIE

Este é o projeto de um relógio utilizando válvulas Nixie como display. A válvula Nixie é o primeiro display eletronico inventado.

Agora você deve estar se perguntando: por que montar um relógio? A resposta é simples: um relógio você compra por R$1,99 e ele pode ser digital ou analógico. E um relógio utilizando válvulas dos anos 70, você encontra em qualque lojinha? 😛


As válvulas Nixie são tubos que, diferente das válvulas ‘normais’, possui gás neon em seu interior. Veja abaixo a imagem de um modelo de válvula nixie:
200px-ZM1210-operating

As valvulas possuem, na maioria dos modelos, um pino para o anodo comum e mais 10 pinos, um para cada digito. No caso do modelo IN-12b, existem 12 pinos no total, pois esta válvula conta com um ponto decimal.
A tensão de alimentação das válvulas Nixie é entre 140 e 200V, onde a maioria trabalha com 170V e corrente de 3mA. Para ‘ligar’ um digito da válvula, basta ligar o positivo da fonte de alimentação no anodo e ligar um dos catodos (correspondente ao digito que deseja ligar) ao terra do circuito. É claro que devemos usar proteções para a válvula quando formos desenvolver o circuito, como resistores no anodo para limitar a corrente.
Existem drivers (CI”s) dedicados a válvulas Nixie, estes drivers são utilizados para transformar um valor binário (enviado pelo controlador do relógio) em um digito ná valvula Nixie, ‘aterrando’ o pino correspondente ao digito enviado pelo PIC principal. Infelizmente, estes CI’s nao são mais fabricados e os que podemos encontrar no ebay são muito caros (cerca de 3 dólares cada). Para resolver este problema, irei utilizar transistores de alta voltagem neste projeto e o PIC será o responsavel por chavear (fazer a troca) as válvulas, acendendo uma de cada vez com o digito correspondente.
A fonte de alimentação usada neste projeto não é de minha autoria, mas irei postar as modificações que fiz e o circuito final. Com esta fonte, é possivel conseguir uma tensão entre 100 e 250V apartir de uma fonte de alimentação de 12V. A fonte também fornece 5v devidamente regulado para o PIC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *