Caracterizando o Filtro RBP-140+

O filtro RBP-140+ é uma boa opção para quem esta tendo problemas de interferência durante a recepção de sinais VHF (principalmente satélites meteorológicos, como os NOAA e METEOR que possuem sinais relativamente fracos) mas não quer montar seu próprio filtro VHF. Ele possui frequência central de 140Mhz e sua perda é de 2.6dB (informações do Datasheet). Na pratica, o resultado foi bem próximo. Segundo os testes efetuados em um VNA, a frequência de menor perda é 130Mhz, com 2.32dB de perda. Comparado ao meu filtro de construção caseira (aqui), a perda é maior, já que consegui uma perda de 1.72dB em 137.5Mhz.

A atenuação dos dois é bem parecida, ficando na média de 55dB (o datasheet diz que a atenuação típica é de 40dB). Contudo, consegui deixar o meu filtro com uma banda um pouco menor, filtrando melhor os sinais próximos da banda passante.

A grande vantagem deste filtro é que ele é um produto pronto. Basta você mandar fazer uma PCB (você também pode montar em casa) e soldar o componente nela. Pronto, seu filtro esta pronto para uso!

Para baixar os resultados dos testes clique nos links abaixo:

Vale lembrar que este filtro é somente para recepção de sinais. A potencia máxima de entrada é de 0.3W.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *